17 de setembro de 2009

Sfiha

Ai credo q sumiço horroroso!
Sabe como é, né? Feriado delicioso, mas voltei bem dodoizinha...haaa logo passa!
Voltando as boas...uma amigona minha me contou q anota todas as minhas receitinhas aqi do blog...ainda não me contou se as fez, mas... isso é outra estória...
Inspirada nela mesma estou cheinha de receitas...e aqui vai uma fresquinha com fotinhos pra dar mais agua na boca...
Essa é uma daquelas massas super gostosas de fazer...daquelas q qdo vc termina se sente super grata por ter tentado...alem disso elas dicam supimpa!!!



Para a massa eu ussei:
- ou 10g do instantâneo seco
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 700g de farinha de trigo
- 250mL de óleo de milho (achei q dá pra usar menos, uns 200ml só)
- 375mL de água fria
- 1 colher (chá) de sal

Para o recheio eu usei:
- 500g de carne moída
- 1 cebola grande picada
- 2 tomates sem sementes picados (melhor sem pele)
- Sal
- Pimenta-do-reino moída
- Salsinha e cebolinha picada


Como eu preparei: comecei pelo recheio. Frite a cebola numa panela com um pouquinho de óleo, acrescente a carne e deixe refogar bem até secar. Deixe esfriar, o recheio deve estar bem sequinho e frio pra nao batumar a massa.

Para a massa: misture numa tigela o fermento, açúcar, óleo e o sal. Junte a água e a farinha de trigo aos poucos, pode ser necessário mais farinha (+/- 50g). Por ter bastante óleo ela não gruda de certa forma, fica lisa e bem brilhosa.
Sove por 10 minutos. Então, separe por bolinhas o tamanho depende de como você quer a sfiha.
Asse em forno (pré-aquecido) em 200ºC por 20 minutos ou até estarem douradas. Dependendo do tamanho, rende de 30-50 sfihas.
Queria ter tirado fotos fechando a sfiha, mas não lembrei...mas lembre-se abra as bolinhas coloque o recheio no meio e feche pinçando pra formar um triangulo...deu pra entender? Acho q nao, né? rsrsrsr
Mas façam fica uma delícia ahhhh e lembrem de passar um gema de ovos batidinha pra ficar mais coloridinho, pq eu esqueci....rsrsrs



Olha aí todo mundo aprovando!!!
Ah e não esqueçam de se divertir!!!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário