19 de setembro de 2009

Risoto de legumes


Cá estava eu, abandonada em casa, os pais na praia, o namo por aí e o irmão em algum lugar obscuro trabalhando rsrsr! Quanto drama! Já é hora do almoço e o que eu vou comer sozinha, snif snif...hahaha mais drama!!!
Resolvi picar uns legumes e a idéia surgiu, hummm risoto!! Graças a Tamara ando viciada nessa comidinha!
Tô eu lá começando a preparar as coisas...chega meu irmão já dizendo: "Vou almoçar com você, mas tenho que sair daqui a pouco, dá pra ser?" E eu: "Que tal um risoto?" Já pintou um sorrisinho, ele correu pra abrir o vinho e enquanto eu encarava a panela ele tocava serelepe sua flauta...até que ele está aprendendo e acho que até meu aniversário vai rolar um "Parabéns pra Você"! Uhulll
mas vamos a receitinha...

O que eu usei:


Arroz arbóreo (usei a medida de 2 mãos por pessoa) rsrsr ótima medida, né?!
1 litro de caldo de legumes;
1 taça de vinho branco;
1/2 cebola bem picadinha;
1 tomate sem pele picadinho;
1/2 xic. de champignon picadinho;
1/2 xic. de brócolis picadinho;
1/2 xic. de milho;
Obs.: acrescente os legumes que preferir
1/2 de parmesão ralado;
1 col. de sopa de margarina;
Sal e pimenta à gosto;
Manjericão e alfavaca picadinhos (a medida? um tanto rsrsrs, a sua preferência)
Noz moscada (uma pitada).

Como eu fiz:
Gente tirei fotinho de tudoooo, obaaaaaaaaa!
Eu usei uma panela elétrica, mas não é essencial.
Comecei com a manteiga na panela (1 col de sopa), fritei a cebola, acrescentei o milho e o arroz, depois coloquei os tomates, o champignon e o vinho...mexe mexe mexe!
Coloquei o brocolis! (na verdade nem sei pq coloquei nessa ordem rsrsrsr, pode acrescentar juntos todos os legumes). Não pode parar de mexer, quando o vinho secar começe a colocar uma concha do caldo de legumes por vez. Coloca o caldo e mexe deixando o arroz absover tudo, secou o caldo? Acrescenta mais e assim vai. Sem parar de mexer. Corrige o sal, coloca a pimentinha e vai colocando o caldo.
O ponto do risoto é bem particular, mas não dá pra errar...é al dente! Como é que é? rsrsrsrs é aquele ponto em que se sente o arroz no mastigar, mas não é duro e nem muito mole...entendeu? rsrsrs
No final desliguei a panela, acrescentei a noz moscada, o irmão ajudou a colocar uns temperinhos: manjericão e alfavaca, o resto da manteiga e o queijo ralado...tampei a panela. é só colocar e mesa e voi la! Mangiare!






Obs1.: não usei o caldo todo, as vezes eu uso, as vezes não, depende do ponto, da temperatura da panela, enfim! Por isso é importante colocar uma concha por vez, pra ir sentindo o ponto do arroz e não errar!
Obs2.: o caldo eu usei de legumes, mas pode ser o que quiser ou tiver, mas se não tiver nenhum ferva a água com um pouquinho de fondor e boa! Ahhh pra fazer o caldo é só ferver a agua com o tabletinho, tá? Fácil, não?
Obs3.: Ah acho que chega de observações...não não..só mais uminha....rsrsrs
não coloque muito sal pq o queijo tem sal, o caldo tem sal...enfim...
Ahhh eu só fiz o risoto e fiquei super bem hahahah, mas dá pra fazer um mignon bem temperadinho ou um franguinho, peixe, enfim...qualquer coisa acompanha bem esse prato ou esse prato que acompanha qualquer coisa? Tostines vende mais pq é fresquinho ou é fresquinho pq vende mais? Essa é velha, hein?
Ahhh eu coloquei só queijo parmesão, mas pode acrescentar outros, tá! Mas só vale aqueles queijos mais cremosos, tipo gorgonzola, emmental, etc...
Depois é só curtir...bom demais! Basta ver o prato do Padu!


Divirta-se! Sem preguiça na cozinha!
Beijos!

2 comentários:

  1. Ahhh, quanto ao post, fui eu mesmo q escrevi. ;)

    e a Bia adorou o tem rosa do seu blog...rsrs

    ResponderExcluir